segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Questões
1) O programa de pesquisa gerativista assume como um dos seus pressupostos que a linguagem é uma capacidade inata dos seres humanos. Segundo os gerativistas, quais são evidências que sustentam esse pressuposto?
Todos os humanos falam suas linguas vernaculas ,todos pussuem o mesmo grau de produção de fala ;ou seja ; todos tem uma linguagem inata .Segundo os gerativistas uma criança domina seu sisema linguistico rapidamente . Asimm os gerativistas pressupoe que a linguagem é uma caracteristica biológica , que se comprova pela evidência de doenças como afasia (doença advinda de lesões em regiões cerebrais responsáveis pela comunicação, interpretação, identificação e outros recursos que dependem diretamente da linguagem. Outro embasamento para isso seria que cada pessoa possui uma gramatica universal interna,segundo chomsky!


2) A linguagem humana, no entendimento de Noam Chomsky, baseia-se em uma propriedade elementar chamada propriedade da INFINITUDE DISCRETA. Explique o que vem a ser tal propriedade.
Segundo Chomsky, com um número limitado de elementos linguísticos é possível criar infinitas frases para transmitir o que precisamos. Mas isto não se limita ao nível frasal; pode ser extendido desde o nível fonético (com um número entre 30 e 60 fonemas qualquer língua consegue construir sequencias fonéticas e, posteriormente, palavras, frases…), morfológico, sintático… Assim, este é um forte argumento que só os seres humanos tem a faculdade da linguagem, cuja função foi descrita no enunciado acima e justifica a propriedade de infinitude discreta proposta e estudada por Chomsky.

Nenhum comentário:

Postar um comentário